Quarta-feira
706299 visitantes

Bem-vind@ a WAKESEED »»» Trabalhamos para facilitar a sustentabilidade pessoal e a sustentabilidade coletiva »»» Agenda connosco workshops e cursos sobre sustentabilidade a todos os níveis: sustentabilidade pessoal (inteligência emocional, eneagrama, comunicação não violenta, mindfulness, etc.) | Equilíbrio e Saúde Vital: conhece o que é a terapia prânica | Permacultura: horticultura sustentável | Escolas: desenvolvimento sustentável | E muito mais!!!!
Mostrar Menu

Cidadania e Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Educar e capacitar para o Desenvolvimento Sustentável

 

Se você tem metas para 1 ano, plante arroz.

Se você tem metas para 10 anos, plante uma árvore. 

Se você tem metas para 100 anos, então eduque uma criança. 

Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio ambiente. 

(Confúcio, 551 a.c. - 479 a.c.)

 


O que significa a expressão "Desenvolvimento Sustentável"?


Em 1987, a Organização das Nações Unidades - ONU - editou um relatório intitulado “O nosso futuro comum”, elaborado pela “Comissão   Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento”, presidido pela norueguesa Gro Brundtland, nesse documento surgiu pela primeira   vez a definição de Desenvolvimento Sustentável:

“O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais”


Porque o tema e o ensino do Desenvolvimento Sustentável é importante?


Analisa a relação de dependência do Homem da Terra:

O planeta Terra é um sistema holístico que funciona em ciclos (por exemplo, as estações do ano, o ciclo da água, as marés, as fases lunares,os ciclos agrícolas, etc...), o Ser Humano faz parte desse sistema. O homem moderno para viver e ter um elevado patamar de bem-estar extrai do planeta mais do que o planeta consegue produzir. Por isso, bastantes recursos essenciais para o equilíbrio de planeta e para a nossa vida, estão a torna-se escassos ou a caminho da extinção.

 

Avalia o crescimento da população mundial e as suas necessidades:

A população mundial tem vindo a aumentar em 1 bilião a cada 12 anos. Continuando neste registo, em 2050 seremos cerca de 10 biliões de habitantes na Terra a necessitar dos seus recursos e a aumentar a pressão sobre o planeta. Seguindo o mesmo padrão de desenvolvimento que temos seguindo neste último século o Planeta vai gradualmente perder a sua capacidade de nos fornecer recursos.

Partindo destas duas realidades, a ONU tem vindo a promover o conhecimento e práticas sociais, ambientais e económicas ditas sustentáveis e que visam, a médio e longo prazo, permitir o reequilíbrio do planeta de modo a que o Ser Humano possa continuar a usufruir e interagir com o planeta Terra ma diminuído o seu impacte negativo sobre ela.

É na realidade o desafio da Humanidade para este século!


Quais as questões relacionadas com o desenvolvimento sustentável?


Desenvolvimento Sustentável é um tema que abarca todas as dimensões da vida em comunidade e da sua relação com o ambiente:

- Preservação da biodiversidade e dos ecossistemas que nos fornecerem recursos e promovem o equilíbrio do planeta;

- Garantir acesso a recursos básicos (água, alimentos e energia) à Humanidade;

- Aumentar a resiliência social e a equidade na distribuição de recursos (na educação, saúde, habitação, fonte de rendimento, direitos humanos, etc…);

- Implementar sistemas económicos e industriais menos poluentes e mais justo e equitativos.

Todas estão interligadas, dependentes e dizem respeito a todos.


Que visão para o futuro?


Está provado que é possível para o Ser Humano uma vida plena e equilibrada no planeta se a su a ação for:

> Ecologicamente correta;

> Economicamente viável;

> Socialmente justa;

> Culturalmente diversa.


Difundir, educar, capacitar  e promover boas práticas relacionadas com o desenvolvimento sustentável é o objetivo deste núcleo. 

Contato: cris.ferreira@wakeseed.org


Cris Ferreira

(coordenação)

 

2017 © Direitos Reservados Desenvolvido por: citricweb.pt