WAKESEED - Sustentabilidade e desenvolvimento pessoal e comunitário

Terça-feira
1387806 visitantes

Bem-vind@ a WAKESEED »»» Trabalhamos para facilitar a sustentabilidade pessoal e a sustentabilidade coletiva »»» Agenda connosco workshops e cursos sobre sustentabilidade a todos os níveis: sustentabilidade pessoal (inteligência emocional, eneagrama, comunicação não violenta, mindfulness, etc.) | Equilíbrio e Saúde Vital: conhece o que é a terapia prânica | Permacultura: horticultura sustentável | Escolas: desenvolvimento sustentável | E muito mais!!!!
Mostrar Menu

Destaque - JÁ ESTAMOS EM MOÇAMBIQUE!


JÁ ESTAMOS EM MOÇAMBIQUE!

Um sonho coletivo da Wakeseed está a ser concretizado: iniciar um caminho em prol da sustentabilidade em Moçambique. Durante os meses de Maio e Junho de 2015 estamos a realizar uma primeira viagem com o objetivo de auscultar necessidades em vários pontos do país. A partir desse levantamento será escolhida uma comunidade onde a Wakeseed compromete-se a desenvolver um projeto a longo-prazo, de preferência em colaboração com organizações que já trabalham no terreno para aproveitar sinergias e evitar duplicação de esforços, em várias áreas: horticultura, bioconstrução, energias renováveis, preservação do ambiente, educação e capacitação, saúde e bem-estar, valorização dos recursos locais, promoção de espírito comunitário e cooperativo, etc. Respeitamos a cultura, os valores e as prioridades mais urgentes de cada povo; pretendemos ouvir mais do que levar modelos formatados. Nesse sentido, a nossa intervenção será sempre em articulação e colaboração com as pessoas que vivem na comunidade. Será elaborado um protocolo com a comunidade selecionada para que estes se comprometam connosco a partilhar o que levamos de coração para outras comunidades próximas. Gostaríamos que aprendam e ensinem outros a serem auto-suficientes e cooperem criando assim uma rede de comunidades de entre-ajuda. 

Nesta primeira viagem aproveitamos para visitar um projeto apadrinhado pela Wakeseed, e para o qual angariámos fundos e material escolar nos últimos meses: a construção de uma nova sala de aula na Escola Completa de Lalama, em Gurué (província da Zambézia). Esta escola faz parte do Agrupamento ZIP nº28 (Zona de Intervenção Pedagógica), com cerca de 500 alunos do 1º ao 7º ano. Este projeto chegou até nós através do Sr.José Esteves, que tem concretizado vários projetos em Moçambique e de uma carta com um pedido de ajuda que recebemos da diretora adjunta da Escola em Lalama, a Dra. Esmeralda José

INTERVENÇÕES DO SEMEAR SONHOS MOÇAMBIQUE 2015 NO TERRENO 

§  Dar acompanhamento e apoio pedagógico a professores e educadores que intervêm direta ou indiretamente junto das instituições que vamos visitar na alfabetização de adultos e ensino regular. Atividades:

§  Acompanhar os professores nas suas atividades e apoiar na organização das atividades

§  Disponibilizar um acompanhamento de coaching, que contribua para o reforço dos recursos internos, organização pessoal e procura de soluções

§  Fornecer de recursos pedagógicos, quando solicitado. Nesse sentido, levaremos connosco recursos pedagógicos que promovam a educação em valores nas salas de aula 

§  Nesta viagem a Moçambique iremos realizar um estudo sobre bem-estar e felicidade, em diversas populações, faixas etárias e grupos, cujos resultados sentimos importantes como auscultação de necessidades materiais e imateriais.


§ 
Pessoas que estarão no terreno: Carlos Poço e Mário Madrigal

§  Zonas do país que pretendemos visitar, e projetos que pretendemos acompanhar no Semear Sonhos Moçambique 2015:

§  Escola Lalama-Gurué (Zambézia)

§  Lar Arco-Iris – Gurué (Zambézia)

§  Peace Corps (Nampula)

§  Escolinha de Arte – Nacala Porto (Nampula)

§  Escolas e projetos da Um Pequeno Gesto em Chokwé (Gaza)

§  Projetos da Aid-Global no Chibuto (Gaza)

§  Escolinha Kutsaca – Bilene (Gaza)

§  Plataforma Makobo – Solidariedade Sustentável (Maputo)

§  A nossa filosofia: ações simples de alto impacto


QUER PATROCINAR O SEMEAR SONHOS MOÇAMBIQUE 2015? 


Por cada €600 de patrocínio a Wakeseed oferece uma formação de um dia para a sua organização  (formações disponíveis: Workshop de Inteligência Emocional e Workshop de Eneagrama – Perfis de Personalidade)[1]. Desta forma, a sua organização estará em simultâneo a obter uma formação de qualidade e a desenvolver a sua política de RSO (Responsabilidade Social das Organizações). 

 

NIB da Wakeseed-Associação (Montepio Geral): 003600529910032519178

[1] Formações para serem desenvolvidas durante 2015; fora de Lisboa agradecemos uma contribuição extra para deslocações e estadas. Máximo de participantes por formação: 20.

 

Voltar



2024 © Direitos Reservados Desenvolvido por: citricweb.pt