A PLATAFORMA MAKOBO, está estabelecida como estratégia de construção de uma alternativa de serviço social básico, para a inserção, formação (pessoal e profissional) de indivíduos em situação de pobreza extrema, num contexto de exclusão social. Promovendo, simultaneamente, ações de sensibilização para o drama da malnutrição e desnutrição crónica de grande parte da população moçambicana, e de mobilização de apoios para o acesso e melhoria da qualidade de educação e saúde em Moçambique.
O seu projecto, A SOPA SOLIDÁRIA é, nesse contexto, um espaço de identificação e de integração de indivíduos menos favorecidos em atividades programáticas, visando promover habilidades para que estes sejam capazes de contribuir de forma sustentada e sustentável, para a satisfação das suas necessidades básicas, e para que possam contribuir, ativamente, para o desenvolvimento económico e social do país.
Oferece, diariamente cerca de 400 Sopas. Beneficiando, semanalmente, cerca de 1500 pessoas, principalmente idosos e crianças. Garantindo que estes tenham, pelo menos, uma refeição condigna por dia.
A SOPA SOLIDÁRIA percorre há mais de um ano as ruas da Cidade de Maputo. TODOS OS DIAS, procurando formas de aliviar a pobreza e promover a inserção social de crianças, jovens e adolescentes em situação de exclusão social.
A SOPA SOLIDÁRIA não é por isso, um programa de distribuição gratuita de alimentos, é uma forma de mobilização para uma mudança efetiva do paradigma da pobreza e da mendicidade em Moçambique.
Desafios para 2016-2017:
- Autossuficiência aquisição de alimentos, que passa pela produção, processamento, agregação de valor e comercialização de alimentos.
- Reativação e estabelecimento de cantinas escolares publicas de bairros periféricos, mais degradados, da cidade de Maputo. Objetivo: atender, diariamente, 2000 crianças dos 6 aos 14 anos de idade, da 1 a 7 classes, oferecendo o pequeno-almoço, almoço e lanche, como forma de contribuir para a redução da malnutrição e desnutrição crônicas, e reduzir as taxas de insucesso e abandono escolares, fruto, muitas vezes, da falta de alimentação e incapacidade dos pais de proporcionarem uma alimentação equilibrada para estas crianças.
Em 2015, em associação com a iniciativa ESCOLINHA SOLIDÁRIA, A SOPA SOLIDÁRIA beneficiou 120 Crianças do Bairro dos Pescadores - Costa do Sol, em Maputo. Uma iniciativa piloto que promoveu literacia e apoio nutricional de crianças que frequentam a escola primária pública, comprovando a pertinência e urgência da aposta nestas duas iniciativas para a melhoria da qualidade da educação e nutrição de crianças, principalmente de raparigas.
Para a Plataforma Makobo é imperativo sensibilizar e disseminar campanhas que promovam a autossuficiência de produção de alimentos em Moçambique.
O País dispõe de um imenso potencial agrícola para a produção alimentar. Através de várias parcerias A SOPA SOLIDARIA dispõe neste momento de cerca de 11 Hectares de terra para produção de alimentos e procura parceiros (Wakeseed) dispostos a avançar em mais este desafio.
O projeto é para produção de hortícolas, leguminosas e suplementos nutricionais. A intenção é que seja um projeto autônomo, autossuficiente e sustentável. Que tenha por base a participação das populações locais, com terra ou sem terra para "out-sourcing" e, inclusão de "crianças de rua". Tem que prever, também, um espaço de investigação, disseminação de boas práticas, melhoramento e comercialização de sementes.
O papel da Wakeseed nestes dois projetos
Na nossa viagem de 2015 tivemos a oportunidade de detetar as seguintes necessidades comuns aos dois projetos, nas quais pretendemos intervir no terreno:
⦁ Necessidade de capacitação em agroecologia e desenvolvimento de projetos no terreno. O núcleo de Agroecologia da Wakeseed possui uma elevada experiência nacional e internacional neste sentido. A Wakeseed é a criadora do projeto “Círculo de Sementes” em Portugal, principal plataforma nacional na defesa das sementes autóctones.
⦁ Necessidade de formação de formadores em áreas de desenvolvimento pessoal, como por exemplo, educação em valores, especialmente como trabalho preventivo em crianças e jovens. Nesta área, o Núcleo de Desenvolvimento Humano está pronto para contribuir com formações específicas no terreno, uma vez conhecidos os intervenientes diretos na auscultação realizada em 2015.
⦁ Necessidade de contar com voluntários na área sanitária e na formação em primeiros socorros, nutrição e saúde. O Núcleo de Equilíbrio e Saúde Vital da Wakeseed pretende dinamizar neste período o envio ao terreno de pessoal sanitário em regime de voluntariado.
⦁ Necessidade de dinamização de parcerias e apoios para a contruçãoimplementação de infraestruturas e meios que promovam a autosustentabilidade e condições básicas para o bom funcionamento destes projetos.
Queres Apoiar-nos?
Qualquer assunto para apoiar o projeto Semear Sonhos Moçambique, pedimos que entrem em contato através do e-mail: carlos.poco@wakeseed.org e no assunto do e-mail coloquem, se fizerem o favor, Moçambique
Se pretenderem apoiar-nos com donativos e se quiserem especificar qual o projeto a apoiar (Escolinha Kutsaca ou Plataforma Makobo), mencionem no descritivo da transferência ou enviem-nos uma mensagem para o e-mail supra citado fazendo referência a essa preferência e faremos chegar um recibo de cada donativo recebido. O IBAN para transferências é: PT50003600529910032519178 (Wakeseed Associação).
PARCEIROS
Clica nos ícones para os conheceres melhor