WAKESEED - Sustentabilidade e desenvolvimento pessoal e comunitário

Quarta-feira
1394355 visitantes

Bem-vind@ a WAKESEED »»» Trabalhamos para facilitar a sustentabilidade pessoal e a sustentabilidade coletiva »»» Agenda connosco workshops e cursos sobre sustentabilidade a todos os níveis: sustentabilidade pessoal (inteligência emocional, eneagrama, comunicação não violenta, mindfulness, etc.) | Equilíbrio e Saúde Vital: conhece o que é a terapia prânica | Permacultura: horticultura sustentável | Escolas: desenvolvimento sustentável | E muito mais!!!!
Mostrar Menu

Destaque - Artigo


Artigo

Será que sabe o que é o desenvolvimento sustentável?


Há 40 anos o
Clube de Roma publicou Os limites do crescimento onde sugeria que a bio capacidade do planeta – a capacidade natural deste se regenerar e providenciar recursos energéticos e alimentares, por exemplo – estava pressionada e condicionada pelo uso abusivo do Homem.

Em 1972, quando “Os limites do crescimento” foi publicado eu tinha menos de um ano de idade.
Desde então a bio capacidade do planeta continuo a diminuir e a população mundial passou de cerca 4 biliões de pessoas para 7 biliões de pessoas!

Sob  a égide da  ONU o paradigma do “Desenvolvimento Sustentável” emergiu para a sociedade global e este ano vai realizar-se a
Cimeira RIO+20 . Na União Europeia desenvolveu-se a Estratégia  Europa 2020   – que contempla o Desenvolvimento Sustentável. As empresas através do WBCSD - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, por exemplo, estão a tomar consciência deste novo paradigma social, ambiental e económico que a todos nós – cidadãos do planeta - vai afetar.

O Desenvolvimento Sustentável é uma agenda difícil de conciliar com outras agendas politicas e económicas… Mas por todo mundo pessoas como você dão o seu contributo para que ele se torne uma realidade. Só depende de si começar agir...Em 2050 estão previstas viverem no planeta cerca de 9 biliões de pessoas. Imagina todos estes seres humanos a fazerem tudo aquilo que você faz todos os dias com a maior das naturalidades?

Por vezes não se questiona para onde vai o seu lixo? Porque a gasolina não baixa de preço? Porque algum familiar seu tem uma doença que não existia no tempo dos seus avós? De onde vem a roupa que veste e em que condições ela é feita? E o café que bebe de manhã à pressa a caminho do trabalho como chega até si? Porque antigamente o clima era diferente e em vez do sol radioso com que temos sido brindados no último mês deveria estar a chover?

Pois todas estas questões, e muitas, muitas outras, podem ser observadas do ponto de vista do desenvolvimento sustentável.
Não lhe vou aqui, neste pequeno texto, dar-lhe as respostas. Vou pedir-lhe somente, enquanto cidadão da sua comunidade e do mundo, que esteja mais atento ao que se passa à sua volta e fique consciente que o Planeta é só um e é finito.

Para terminar deixo um link do youtube onde pode ver e ouvir, em 6 minutos, aquele que foi o melhor discurso da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano de 1992.
Aqui

Cris Ferreira
Cidadania Sustentável
cris.ferreira@wakeseed.org


 

Voltar



2024 © Direitos Reservados Desenvolvido por: citricweb.pt